Minha lista de blogs

11 de abril de 2011

Simulado é considerado sucesso pelas equipes de socorro em acidente com produto perigoso


Treinamento é considerado fundamental para agilizar atendimento verdadeiro



O 1º Simulado de Acidente de Tráfego com Carga de Produto Perigoso – Atendimento a Múltiplas Vítimas foi considerado positivo pelas equipes que participaram da ação, realizada na manhã do domingo (10), no estacionamento da Prefeitura de Mauá. Participaram da cerimônia de abertura o prefeito Oswaldo Dias, o secretário de Saúde e vice-prefeito, Paulo Eugenio, o diretor da Cetesb, Jorge Gouveia, o diretor da Associação das Indústrias do Polo Petroquímico do Grande ABC (APOLO), Luís Almudi, o coordenador do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, Capitão Valmir Magalhães, e o diretor da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, Henrique Shimabukuro, além de outras autoridades.

Foi simulado um acidente envolvendo um caminhão que transportava produto químico dentro de um contêiner. A carreta sofre uma derrapagem e se choca em um muro provocando explosão e incêndio. Por causa do acidente, o motorista de um microônibus perde o controle, atravessa a pista e bate em um carro de passeio. Alunos de uma escola de enfermagem interpretaram o papel de 20 vítimas, sendo duas fatais, nove leves e nove médias e graves. A partir daí, os órgãos responsáveis pelo atendimento são chamados para fazer o isolamento da área, a identificação e controle do vazamento do produto e o socorro às vítimas, que foram encaminhadas ao Hospital Nardini.

Dias destacou a importância do simulado para cidadãos e órgãos públicos. Ele lembrou que o trabalho conjunto é fundamental numa cidade com tantas indústrias, principalmente as petroquímicas, que fazem uso das vias que cortam o município. “Trabalhamos pensando na preservação da vida. Existe uma grande preocupação com o alto número de veículos que passam pelo trecho sul do Rodoanel, Avenida Jacu Pêssego e Avenida dos Estados. Com a simulação aprimoramos o trabalho integrado das equipes”, afirmou.

A iniciativa reuniu membros da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC (Apolo), Plano de Apoio Mútuo (PAM) do Polo Petroquímico de Capuava, Polícia Militar, Cetesb, Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), Suatrans, Pamcary, Fundação do ABC, Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini e Guarda Civil Municipal.

Para o diretor da Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC (Apolo), Luis Almudi, “Mauá tem um grande papel no comércio e no transporte, por isso, a importância do simulado é indiscutível”. “O evento ajuda na segurança da população e na integração e harmonia do atendimento às vítimas”, continuou Almudi. O coordenador da ação, o capitão Valmir Magalhães, do Corpo de Bombeiros, concordou: "É com bastante treinamento que teremos condições de garantir o atendimento adequado nas situações reais."

A população também aprovou a iniciativa. “É muito bom fazer esse trabalho para que quando realmente acontecer algum acidente as instituições estejam preparadas”, afirmou a professora de Administração e moradora de Mauá, Eliana Vileide Guarddabassio, de 41 anos. “Não há sinergia se não houver um treinamento entre as equipes. Acho que o simulado deve ser feito mais vezes”, opinou ela.

Crédito Fotos: Evando Oliveira/ PM
Legenda Fotos: Simulado proporciona integração entre as equipes que prestam atendimento às vitimas de trânsito

Fonte: Inprensa Mauá-11/04/11)

Nenhum comentário:

O Aquecimento Global é uma realidade incontestável.

O Aquecimento Global é uma realidade incontestável, mas será que o homem é realmente o único culpado ou apenas parte do problema?

O planeta Terra é dinâmico e desde sua inclusão, no time do sistema solar, este elipsoide, originário do acúmulo de gases do universo, está em processo de transformação. Evolução constante que ocorre graças à ação direta de energias que atuam sobre sua estrutura (externa e interna), conhecidas como: Dinâmica Externa (gravidade, sol, água e os ventos) e Dinâmica Interna que vem do interior da terra (vulcões, terremotos, tectonismo de placas etc.). As dinâmicas são forças que agitam o planeta atuando sozinhas ou somando suas energias. Estas intervenções naturais ocorreram no passado, ocorrem no presente e vão permanecer ocorrendo no futuro deste planeta, que nos atura, mas paciência tem limite!

O somatório de energias transformadoras, possibilitaram o nascimento de um belo ecossistema azul que orbita o Sol a, aproximadamente, 4,5 bilhões de anos a quem chamamos de Terra. A energia transformadora, que a bilhões de anos vem moldando o planeta, é chamada de: "NATUREZA" pelos cientistas, "FORÇA DIVINA" pelos mais religiosos ou "GAIA" pelos poetas.

Gaia é um organismo vivo e resiliente, pois, mesmo sendo bombardeada por raios cósmicos e meteoros, supera e prospera, no entanto, o seu maior inimigo é interno, protegido pela acolhedora biosfera do planeta Terra. Todos os seres vivos podem ser acometidos de doenças virais, parasitas que atuam no organismo hospedeiro, agindo com maior ou menor potencial ofensivo. Quanto a Gaia o vírus que a maltrata é a “Raça Humana”, justamente aquele que, em tese, deveria garantir a “saúde” do Planeta Terra.

O impiedoso vírus homem (caçador, agricultor, industrial, consumidor voraz de energia, produtor de lixo...) o inimigo do próprio homem, com o seu desenvolvimento predatório que ataca violentamente o Ecossistema Terrestre em todos os seus biomas, vem com o passar dos séculos provocando um perigoso desequilíbrio na dinâmica do planeta, em um processo de destruição, em nome do "progresso" (técnico e econômico) que se intensificou a partir da Revolução Industrial. Os sintomas do ataque viral provocado pelo homem, são intensamente observados na intensificação das alterações no clima planetário: desequilíbrio do efeito estufa em decorrência do aquecimento global; o envenenamento, de todos os ecossistemas, poluição e a destruição gradativa das florestas etc.

As alterações climáticas são fenômenos provocados por causas naturais (dinâmica da terra) e antrópicas (ação predatória do homem), mas, com certeza, a natureza tem uma imensa capacidade de contra atacar e se curar - as 5 ultimas extinções em massa, são uma prova e, tudo em dica, que a 6º está em curso.

Os seres humanos estão cometendo um "suicídio ambiental" matando seu hospedeiro. Gaia vai se adaptar e superar, não tenho dúvida, porém, o perigo, para Raça Humana, é que o processo de cura de ataques virais tem como estratégia o combate ao vírus até que ele seja exterminado do organismo infectado.

Renato Cesar


Arquivo do blog