Minha lista de blogs

20 de abril de 2011

Golfo do México continua poluído após vazamento » Opinião e Notícia


No dia 20 de abril de 2010, há exatamente um ano, a plataforma Deepwater Horizon, da British Pretoleum (BP), explodiu no Golfo do México, matando 11 trabalhadores e despejando cerca de 757 milhões de litros de petróleo no mar. Desde então, pouco mudou.

O Golfo do México continua poluído um ano após o maior desastre ambiental da história dos EUA. Os pescadores da Louisiana se sentem abandonados e exigem que a BP termine de limpar a costa. Os moradores locais dizem que a limpeza feita pela empresa foi superficial, e que o ecossistema do Delta do Mississipi foi destruído.

Consequências para o meio ambiente ainda incertas

Uma reportagem publicada nesta quarta-feira, 20, pelo El País ressalta que alguns chegaram a dizer que o vazamento no Golfo do México seria para Obama o que o furacão Katrina foi para Bush: “um acidente agravado pela lentidão e incapacidade na reação do governo”. E ainda, que o desastre acabaria com os negócios da BP no Golfo do México. Essas previsões, no entanto, não se cumpriram.

O fato é que as consequências do vazamento de petróleo na região para o meio ambiente continuam incertezas. Há relatos de problemas graves. O sistema imunológico de algumas espécies de peixes parece ter sido afetado. Algas e plantas aquáticas estão crescendo de forma mais lenta e milhares de aves, centenas de tartarugas e golfinhos, além de um número incontável de peixes e crustáceos morreram.

Obama promete restaurar costa do Golfo

Hoje, cerca de 2 mil pessoas estão trabalhando na limpeza do Golfo do México. Na época do acidente esse número chegou a 48 mil. O turismo já foi liberado na maioria das praias, mas milhares de empresários e pescadores ainda aguardam suas indenizações.

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta quarta-feira que seu “governo está comprometido para fazer o que for necessário para proteger e restaurar a costa do Golfo”.

Nenhum comentário:

O Aquecimento Global é uma realidade incontestável.

O Aquecimento Global é uma realidade incontestável, mas será que o homem é realmente o único culpado ou apenas parte do problema?

O planeta Terra é dinâmico e desde sua inclusão, no time do sistema solar, este elipsoide, originário do acúmulo de gases do universo, está em processo de transformação. Evolução constante que ocorre graças à ação direta de energias que atuam sobre sua estrutura (externa e interna), conhecidas como: Dinâmica Externa (gravidade, sol, água e os ventos) e Dinâmica Interna que vem do interior da terra (vulcões, terremotos, tectonismo de placas etc.). As dinâmicas são forças que agitam o planeta atuando sozinhas ou somando suas energias. Estas intervenções naturais ocorreram no passado, ocorrem no presente e vão permanecer ocorrendo no futuro deste planeta, que nos atura, mas paciência tem limite!

O somatório de energias transformadoras, possibilitaram o nascimento de um belo ecossistema azul que orbita o Sol a, aproximadamente, 4,5 bilhões de anos a quem chamamos de Terra. A energia transformadora, que a bilhões de anos vem moldando o planeta, é chamada de: "NATUREZA" pelos cientistas, "FORÇA DIVINA" pelos mais religiosos ou "GAIA" pelos poetas.

Gaia é um organismo vivo e resiliente, pois, mesmo sendo bombardeada por raios cósmicos e meteoros, supera e prospera, no entanto, o seu maior inimigo é interno, protegido pela acolhedora biosfera do planeta Terra. Todos os seres vivos podem ser acometidos de doenças virais, parasitas que atuam no organismo hospedeiro, agindo com maior ou menor potencial ofensivo. Quanto a Gaia o vírus que a maltrata é a “Raça Humana”, justamente aquele que, em tese, deveria garantir a “saúde” do Planeta Terra.

O impiedoso vírus homem (caçador, agricultor, industrial, consumidor voraz de energia, produtor de lixo...) o inimigo do próprio homem, com o seu desenvolvimento predatório que ataca violentamente o Ecossistema Terrestre em todos os seus biomas, vem com o passar dos séculos provocando um perigoso desequilíbrio na dinâmica do planeta, em um processo de destruição, em nome do "progresso" (técnico e econômico) que se intensificou a partir da Revolução Industrial. Os sintomas do ataque viral provocado pelo homem, são intensamente observados na intensificação das alterações no clima planetário: desequilíbrio do efeito estufa em decorrência do aquecimento global; o envenenamento, de todos os ecossistemas, poluição e a destruição gradativa das florestas etc.

As alterações climáticas são fenômenos provocados por causas naturais (dinâmica da terra) e antrópicas (ação predatória do homem), mas, com certeza, a natureza tem uma imensa capacidade de contra atacar e se curar - as 5 ultimas extinções em massa, são uma prova e, tudo em dica, que a 6º está em curso.

Os seres humanos estão cometendo um "suicídio ambiental" matando seu hospedeiro. Gaia vai se adaptar e superar, não tenho dúvida, porém, o perigo, para Raça Humana, é que o processo de cura de ataques virais tem como estratégia o combate ao vírus até que ele seja exterminado do organismo infectado.

Renato Cesar


Arquivo do blog