Minha lista de blogs

24 de março de 2008

O PERIGO DA REATIVAÇÃO DO MERCADO DE CARVÃO

A China vem, a cada ano, se tornando um mercado cada vez mais atraente para o setor químico das principais empresas na Europa e Estados Unidos pelo baixo custo na produção e por ser uma economia em franca expansão que além de tudo ainda possui um enorme suprimento de carvão em seu território.
O carvão o combustível fóssil que movimentou a revolução industrial volta as ser a solução para substituir o petróleo e o gás natural na geração de energia para as indústrias. A China pela constante demanda de energia implementou a construção de últimos dois anos 20 (vinte) usinas para conversão de carvão em um gás que é utilizado, dentre outras aplicações, na industria de manufatura de materiais plásticos. Contudo, o aumento da demanda também acabou por elevar o preço do carvão que atingiu um patamar de preço no mercado internacional superior ao petróleo e o que era considerado como solução transformou-se rápidamente em problema. Esta mudança de comportamento do mercado deve-se a combinação de vários fatores interligados, mas, o maior motivo desta alta de preço do carvão se deve a velocidade de crescimento da economia dos países asiáticos que não acompanhou a capacidade de armazenamento do carvão o que fez o preço do produto subir 50% nos últimos meses. O aumento da demanda e a escassez dos estoques transformaram o carvão em uma fonte de lucro extremamente competitiva provocando o fenômeno de ressurreição de minas desativadas que estão sendo reaparelhadas para possibilitar a exploração dos veios que não podiam ser trabalhados pelas tecnologias antigas destas minas. Os potenciais compradores estão assinando contratos de longo prazo a preços altos o que manterá este mercado ativo por muitos anos. Contudo, a reentrada no mercado do carvão como gerador de energia é um grande golpe no já sofrido meio ambiente o carvão é um grande impactador, pois é o mais poluente dos combustíveis sem falar no fator risco agregado a sua exploração, que ainda obriga os mineiros a permanecerem longos períodos sobre o solo em profundidades cada vez maiores o que expõem estes homens e mulheres a riscos enormes, além dos problemas de saúde decorrente desta atividade insalubre fato facilmente comprovado pelo numero cada vez maior de mineiros vitimados todos os anos.

O Aquecimento Global é uma realidade incontestável.

O Aquecimento Global é uma realidade incontestável, mas será que o homem é realmente o único culpado ou apenas parte do problema?

O planeta Terra é dinâmico e desde sua inclusão, no time do sistema solar, este elipsoide, originário do acúmulo de gases do universo, está em processo de transformação. Evolução constante que ocorre graças à ação direta de energias que atuam sobre sua estrutura (externa e interna), conhecidas como: Dinâmica Externa (gravidade, sol, água e os ventos) e Dinâmica Interna que vem do interior da terra (vulcões, terremotos, tectonismo de placas etc.). As dinâmicas são forças que agitam o planeta atuando sozinhas ou somando suas energias. Estas intervenções naturais ocorreram no passado, ocorrem no presente e vão permanecer ocorrendo no futuro deste planeta, que nos atura, mas paciência tem limite!

O somatório de energias transformadoras, possibilitaram o nascimento de um belo ecossistema azul que orbita o Sol a, aproximadamente, 4,5 bilhões de anos a quem chamamos de Terra. A energia transformadora, que a bilhões de anos vem moldando o planeta, é chamada de: "NATUREZA" pelos cientistas, "FORÇA DIVINA" pelos mais religiosos ou "GAIA" pelos poetas.

Gaia é um organismo vivo e resiliente, pois, mesmo sendo bombardeada por raios cósmicos e meteoros, supera e prospera, no entanto, o seu maior inimigo é interno, protegido pela acolhedora biosfera do planeta Terra. Todos os seres vivos podem ser acometidos de doenças virais, parasitas que atuam no organismo hospedeiro, agindo com maior ou menor potencial ofensivo. Quanto a Gaia o vírus que a maltrata é a “Raça Humana”, justamente aquele que, em tese, deveria garantir a “saúde” do Planeta Terra.

O impiedoso vírus homem (caçador, agricultor, industrial, consumidor voraz de energia, produtor de lixo...) o inimigo do próprio homem, com o seu desenvolvimento predatório que ataca violentamente o Ecossistema Terrestre em todos os seus biomas, vem com o passar dos séculos provocando um perigoso desequilíbrio na dinâmica do planeta, em um processo de destruição, em nome do "progresso" (técnico e econômico) que se intensificou a partir da Revolução Industrial. Os sintomas do ataque viral provocado pelo homem, são intensamente observados na intensificação das alterações no clima planetário: desequilíbrio do efeito estufa em decorrência do aquecimento global; o envenenamento, de todos os ecossistemas, poluição e a destruição gradativa das florestas etc.

As alterações climáticas são fenômenos provocados por causas naturais (dinâmica da terra) e antrópicas (ação predatória do homem), mas, com certeza, a natureza tem uma imensa capacidade de contra atacar e se curar - as 5 ultimas extinções em massa, são uma prova e, tudo em dica, que a 6º está em curso.

Os seres humanos estão cometendo um "suicídio ambiental" matando seu hospedeiro. Gaia vai se adaptar e superar, não tenho dúvida, porém, o perigo, para Raça Humana, é que o processo de cura de ataques virais tem como estratégia o combate ao vírus até que ele seja exterminado do organismo infectado.

Renato Cesar


Arquivo do blog