
https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2020/07/23/queimadas-no-pantanal-de-mt-aumentaram-530percent-em-2020-diz-instituto.ghtml
"Incêndio florestal é fogo fora de controle em qualquer tipo de vegetação, seja em plantações, pastos ou áreas de cerrado." (INSTITUTO BRASÍLIA AMBIENTAL).
Os incêndios que estão devastando o pantanal, são resultado de ações naturais, ligadas ao clima: temperaturas elevadas, a baixa umidade relativa do ar e uma vegetação muito seca caraterísticas climáticas que ocorrem no inverno, mas, também acontece, com mais intensamente, por ações antrópicas acidentais ou criminosas.
O bioma Pantanal, embora seja o menor bioma brasileiro, possui uma das maiores extensões de terras úmidas (contínuas). Esse importante ecossistema, que abrange uma área de aproximadamente 150.335 km² (IBGE 2004), é uma riqueza ambiental emoldurada em uma imponente planície aluvial, resultante da drenagem da bacia do Alto Paraguai.
O Pantanal, antes desse desastre ecológico, era considerado o bioma brasileiro com menos espécies em risco de desaparecer da biosfera do planeta, segundo o
Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, lançado em 2018 pelo ICMBio. O bioma Pantanal é a maior planície naturalmente alagada do mundo possui 1 236 espécies avaliadas das quais 36 já estavam identificadas como risco de extinção.
Fogo já consume 9% do bioma:
O Instituto centro de Vida (ICV) Considerada a proporção entre área queimada e o extensão total, o Pantanal foi o bioma que mais sofreu pela ação do fogo: as chamas, que atingiram 560 mil hectares, já consumiram 9% do bioma em uma área nove vezes maior que todo o desmatamento ocorrido na região nos últimos dois anos, que somou 59.950 hectares desmatados nos anos de 2018 e 2019. O estudo também mostrou que 95% do fogo no bioma incidiu sobre áreas de vegetação nativa.
https://www.leiagora.com.br/noticia/85953/nove-focos-sao-responsaveis-por-quase-70-das-queimadas-no-pantanal-em-mt
Cartilha sobre Incêndio florestal: Causas, consequências e como evitar :Diponível em:http://www.ibram.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/Cartilha-Inc%C3%AAndios-Florestais-Causas-Consequ%C3%AAncias-e-Como-Evitar.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário