Minha lista de blogs

28 de maio de 2015

Predador Opah é o único peixe de sangue quente do mundo


A forma oval e a cor rosada, com pintas brancas, já são uma característica que chama a atenção. Mas, se a isso for acrescentado ao seu peso, de até  90 quilos, e a caraterística de ser o único peixe do mundo de sangue quente, aí o Opah, assim se chama a criatura, ganha relevância no reino animal.


REUTERSO biólogo marinho Nick Wegner

É importante dizer que é um terrível predador de águas profundas, nomeadamente na costa da Califórnia, nos Estados Unidos.

Estes e outros dados foram compilados pelo jornal "Science". O sangue quente faz do Opah um vigoroso predador, que, ao contrário de outros reputados caçadores, como o tubarão, por exemplo, não necessita de vir à superfície.

O Opah, também conhecido por "moonfish", gera, por si próprio, através do constante movimento das barbatanas, o calor de que necessita. O seu corpo está sempre quatro a cinco graus acima da temperatura ambiente debaixo de água.

Este caso único, entre os peixes, não necessita de subir à superfície para se refrescar, podendo, ao invés disso, permanecer tempos a fio nas profundezas do mar e continuadamente junto das fontes de alimentação.

Pode descer até aos 400 metros de profundidade, sem problemas. A sua temperatura, bem como a estrutura, funcionam como válvula de segurança, impedindo-o de perder o sentido de orientação nas viagens.

A estas vantagens somam-se outras que o consagram como um excelente predador. O sangue quente permite-lhe ser mais rápido, inclusive a reagir. A boa visão é outra das áreas em que sai a ganhar.

Fonte: Jornal de Noticias http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=4570757

Nenhum comentário:

O Aquecimento Global é uma realidade incontestável.

O Aquecimento Global é uma realidade incontestável, mas será que o homem é realmente o único culpado ou apenas parte do problema?

O planeta Terra é dinâmico e desde sua inclusão, no time do sistema solar, este elipsoide, originário do acúmulo de gases do universo, está em processo de transformação. Evolução constante que ocorre graças à ação direta de energias que atuam sobre sua estrutura (externa e interna), conhecidas como: Dinâmica Externa (gravidade, sol, água e os ventos) e Dinâmica Interna que vem do interior da terra (vulcões, terremotos, tectonismo de placas etc.). As dinâmicas são forças que agitam o planeta atuando sozinhas ou somando suas energias. Estas intervenções naturais ocorreram no passado, ocorrem no presente e vão permanecer ocorrendo no futuro deste planeta, que nos atura, mas paciência tem limite!

O somatório de energias transformadoras, possibilitaram o nascimento de um belo ecossistema azul que orbita o Sol a, aproximadamente, 4,5 bilhões de anos a quem chamamos de Terra. A energia transformadora, que a bilhões de anos vem moldando o planeta, é chamada de: "NATUREZA" pelos cientistas, "FORÇA DIVINA" pelos mais religiosos ou "GAIA" pelos poetas.

Gaia é um organismo vivo e resiliente, pois, mesmo sendo bombardeada por raios cósmicos e meteoros, supera e prospera, no entanto, o seu maior inimigo é interno, protegido pela acolhedora biosfera do planeta Terra. Todos os seres vivos podem ser acometidos de doenças virais, parasitas que atuam no organismo hospedeiro, agindo com maior ou menor potencial ofensivo. Quanto a Gaia o vírus que a maltrata é a “Raça Humana”, justamente aquele que, em tese, deveria garantir a “saúde” do Planeta Terra.

O impiedoso vírus homem (caçador, agricultor, industrial, consumidor voraz de energia, produtor de lixo...) o inimigo do próprio homem, com o seu desenvolvimento predatório que ataca violentamente o Ecossistema Terrestre em todos os seus biomas, vem com o passar dos séculos provocando um perigoso desequilíbrio na dinâmica do planeta, em um processo de destruição, em nome do "progresso" (técnico e econômico) que se intensificou a partir da Revolução Industrial. Os sintomas do ataque viral provocado pelo homem, são intensamente observados na intensificação das alterações no clima planetário: desequilíbrio do efeito estufa em decorrência do aquecimento global; o envenenamento, de todos os ecossistemas, poluição e a destruição gradativa das florestas etc.

As alterações climáticas são fenômenos provocados por causas naturais (dinâmica da terra) e antrópicas (ação predatória do homem), mas, com certeza, a natureza tem uma imensa capacidade de contra atacar e se curar - as 5 ultimas extinções em massa, são uma prova e, tudo em dica, que a 6º está em curso.

Os seres humanos estão cometendo um "suicídio ambiental" matando seu hospedeiro. Gaia vai se adaptar e superar, não tenho dúvida, porém, o perigo, para Raça Humana, é que o processo de cura de ataques virais tem como estratégia o combate ao vírus até que ele seja exterminado do organismo infectado.

Renato Cesar


Arquivo do blog