Minha lista de blogs

20 de setembro de 2011

Combate aos crimes contra meio ambiente predomina em palestra na SSP



Organizada pelo Departamento de Ensino e Treinamento (DET) e dirigida a servidores dos órgãos vinculados a Pasta Sustentabilidade e Meio Ambiente, foi realizada na Secretaria da Segurança Pública uma palestra que teve como foco combate aos crimes contra o meio ambiente.

O evento teve como objetivo levar ao público presente detalhes sobre o funcionamento e o trabalho dos órgãos de segurança para enfrentar crimes de cunho ambiental.

A delegada Elisângela Melo Reghelin, titular da Delegacia do Meio Ambiente, ligada ao Deic da Polícia Civil, palestrou sobre a legislação existente para prevenção e repressão a crimes contra o ambiente, utilizada na rotina da unidade policial. Conforme a delegada, a legislação branda pressupõe impunidade, o que dificulta o trabalho policial. Ela entende que, por esse motivo, é importante o trabalho conjunto com outros órgãos de forma a garantir a eficiência nos procedimentos.

O tenente-coronel Otacílio Maia Cardozo, que responde pelo Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), expôs as formas de atuação da unidade no combate aos crimes contra o meio ambiente. A Brigada Militar atua desde 1991 de forma específica no combate de crimes ambientais. Criado em 2005 no formato atual, o CABM, é responsável por intervir em delitos contra fauna, flora, mineração, delitos que provocam poluição ou parcelamento do solo, que envolvam produtos perigosos e de patrulhar unidades de conservação. Segundo o coronel, a forma de prevenir esses crimes está na educação ambiental, outra atribuição do Comando.

Na área do sistema prisional, o responsável pela área de Projetos e Planejamento da SSP, Carlos Roberto Hebeche, anunciou que a secretaria estuda para breve a criação de um presídio autossustentável. A palestra ocorrida na última terça-feira, 17, foi a primeira realizada dentro do Ciclo de Palestras organizadas pelo DET. A próxima etapa está prevista para ocorrer no dia 21 de junho deste ano, sob o tema "Importância da Atividade Física na Área da Segurança Pública". O palestrante convidado é o educador Átila Viero de Conti, especializado em Treinamento Esportivo. Entre outras graduações, é mestre em Atividade Física Adaptada e Saúde, pela Universidade Gama Filho (RJ).
(Fonte:Jornal Agora:22/05/11)


Nenhum comentário:

O Aquecimento Global é uma realidade incontestável.

O Aquecimento Global é uma realidade incontestável, mas será que o homem é realmente o único culpado ou apenas parte do problema?

O planeta Terra é dinâmico e desde sua inclusão, no time do sistema solar, este elipsoide, originário do acúmulo de gases do universo, está em processo de transformação. Evolução constante que ocorre graças à ação direta de energias que atuam sobre sua estrutura (externa e interna), conhecidas como: Dinâmica Externa (gravidade, sol, água e os ventos) e Dinâmica Interna que vem do interior da terra (vulcões, terremotos, tectonismo de placas etc.). As dinâmicas são forças que agitam o planeta atuando sozinhas ou somando suas energias. Estas intervenções naturais ocorreram no passado, ocorrem no presente e vão permanecer ocorrendo no futuro deste planeta, que nos atura, mas paciência tem limite!

O somatório de energias transformadoras, possibilitaram o nascimento de um belo ecossistema azul que orbita o Sol a, aproximadamente, 4,5 bilhões de anos a quem chamamos de Terra. A energia transformadora, que a bilhões de anos vem moldando o planeta, é chamada de: "NATUREZA" pelos cientistas, "FORÇA DIVINA" pelos mais religiosos ou "GAIA" pelos poetas.

Gaia é um organismo vivo e resiliente, pois, mesmo sendo bombardeada por raios cósmicos e meteoros, supera e prospera, no entanto, o seu maior inimigo é interno, protegido pela acolhedora biosfera do planeta Terra. Todos os seres vivos podem ser acometidos de doenças virais, parasitas que atuam no organismo hospedeiro, agindo com maior ou menor potencial ofensivo. Quanto a Gaia o vírus que a maltrata é a “Raça Humana”, justamente aquele que, em tese, deveria garantir a “saúde” do Planeta Terra.

O impiedoso vírus homem (caçador, agricultor, industrial, consumidor voraz de energia, produtor de lixo...) o inimigo do próprio homem, com o seu desenvolvimento predatório que ataca violentamente o Ecossistema Terrestre em todos os seus biomas, vem com o passar dos séculos provocando um perigoso desequilíbrio na dinâmica do planeta, em um processo de destruição, em nome do "progresso" (técnico e econômico) que se intensificou a partir da Revolução Industrial. Os sintomas do ataque viral provocado pelo homem, são intensamente observados na intensificação das alterações no clima planetário: desequilíbrio do efeito estufa em decorrência do aquecimento global; o envenenamento, de todos os ecossistemas, poluição e a destruição gradativa das florestas etc.

As alterações climáticas são fenômenos provocados por causas naturais (dinâmica da terra) e antrópicas (ação predatória do homem), mas, com certeza, a natureza tem uma imensa capacidade de contra atacar e se curar - as 5 ultimas extinções em massa, são uma prova e, tudo em dica, que a 6º está em curso.

Os seres humanos estão cometendo um "suicídio ambiental" matando seu hospedeiro. Gaia vai se adaptar e superar, não tenho dúvida, porém, o perigo, para Raça Humana, é que o processo de cura de ataques virais tem como estratégia o combate ao vírus até que ele seja exterminado do organismo infectado.

Renato Cesar


Arquivo do blog