"A terra possui recursos suficientes para prover às necessidades de todos, mas não à avidez de alguns" (Mahatma Gandhi)
Minha lista de blogs
20 de janeiro de 2011
Tornado no Rio de Janeiro filmado a 50m em HD 19 01 2011
Tornado atinge o RJ baixada e zona oeste do rio de janeiro!
Um tornado de baixa intensidade foi registrado em Nova Iguaçu (RJ) e Bangu, no início da noite de ontem (18:30 hs). Os fortes ventos promoveram estragos em várias residências, destelhou casas, derrubou muros e postes da rede elétrica, entre outros estragos. felizmente não houve vitimas graves.
O fenômeno Metereológico atingiu sete bairros da zona Oeste e Baixada Fluminense por, aproximadamente. Os metereologistas cariocas não creditavam que o fato fosse tão grave, inclusive achando que havia sido um "tornado fraquinho" que havia passado pela cidade. esta era a opinião do meteorologista Lucio de Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia. Mas não teve dúvidas ao ver, no yutube, o volume das nuvens giratórias e cônicas, características de um tornado.
"Eu não estava acreditando, mas a nuvem em forma de funil não deixa dúvida. Como ocorreu num lugar apenas, não foi sentido em nenhuma estação meteorológica. Não foi registrado qualquer vento nem chuva que pudesse se associar a este tornado", explicou Souza, cujo palpite é de que a velocidade tenha ficado entre 80 km/h e 90 km/h. "Mas a gente não mediu nada".
Este fenômeno, com menor intensidade, já ocorreu no Rio de Janeiro em 2006.
"Formações de tornado voltam a aparecer na orla do Rio de Janeiro
19/04/2006 | 19:41 | GLOBO ONLINE
O coordenador do Departamento de Meteorologia da UFRJ, Luiz Maia, notou nesta terça-feira, durante a passagem da frente fria pelo Rio, a existência de formações de pequenos tornados ao longo da orla carioca na Praia de Copacabana e na altura do Pão de Açúcar.
Ele diz que o fenômeno sempre foi considerado atípico na cidade, mas ultimamente tem se repetido com uma freqüência anormal, surpreendendo especialistas. Alguns tornados tocam na água, formando as chamadas trombas d'água, mas os identificados nesta terça-feira eram mais largos e não chegavam à superfície do mar.
No dia 3 de abril uma tromba d'água foi vista na Praia da Barra da Tijuca, impressionando banhistas e bombeiros. O salva-vidas Josinei Santos, 28 anos, assistiu à passagem da tromba d'água do alto de um dos postos de salvamento da Barra e ficou surpreso com a cena.
- Era uma espécie de redemoinho, com nuvens pretas carregadas, e tinha um funil. Dava para ver de toda a orla da praia, mas era mais visível do Posto 4. Nunca vi coisa parecida antes. Era impressionante - dissera o bombeiro na ocasião. Ele fotografou a passagem do minitornado.
Para especialistas, o aumento da freqüência de trombas d'água na região do Rio - em fevereiro de 2005, moradores da Praia do Anil, em Mauá, distrito de Magé, presenciaram algo parecido - pode ser conseqüência do aquecimento global."
O Aquecimento Global é uma realidade incontestável.
O Aquecimento Global é uma realidade incontestável, mas será que o homem é realmente o único culpado ou apenas parte do problema?
O planeta Terra é dinâmico e desde sua inclusão, no time do sistema solar, este elipsoide, originário do acúmulo de gases do universo, está em processo de transformação. Evolução constante que ocorre graças à ação direta de energias que atuam sobre sua estrutura (externa e interna), conhecidas como: Dinâmica Externa (gravidade, sol, água e os ventos) e Dinâmica Interna que vem do interior da terra (vulcões, terremotos, tectonismo de placas etc.). As dinâmicas são forças que agitam o planeta atuando sozinhas ou somando suas energias. Estas intervenções naturais ocorreram no passado, ocorrem no presente e vão permanecer ocorrendo no futuro deste planeta, que nos atura, mas paciência tem limite!
O somatório de energias transformadoras, possibilitaram o nascimento de um belo ecossistema azul que orbita o Sol a, aproximadamente, 4,5 bilhões de anos a quem chamamos de Terra. A energia transformadora, que a bilhões de anos vem moldando o planeta, é chamada de: "NATUREZA" pelos cientistas, "FORÇA DIVINA" pelos mais religiosos ou "GAIA" pelos poetas.
Gaia é um organismo vivo e resiliente, pois, mesmo sendo bombardeada por raios cósmicos e meteoros, supera e prospera, no entanto, o seu maior inimigo é interno, protegido pela acolhedora biosfera do planeta Terra. Todos os seres vivos podem ser acometidos de doenças virais, parasitas que atuam no organismo hospedeiro, agindo com maior ou menor potencial ofensivo. Quanto a Gaia o vírus que a maltrata é a “Raça Humana”, justamente aquele que, em tese, deveria garantir a “saúde” do Planeta Terra.
O impiedoso vírus homem (caçador, agricultor, industrial, consumidor voraz de energia, produtor de lixo...) o inimigo do próprio homem, com o seu desenvolvimento predatório que ataca violentamente o Ecossistema Terrestre em todos os seus biomas, vem com o passar dos séculos provocando um perigoso desequilíbrio na dinâmica do planeta, em um processo de destruição, em nome do "progresso" (técnico e econômico) que se intensificou a partir da Revolução Industrial. Os sintomas do ataque viral provocado pelo homem, são intensamente observados na intensificação das alterações no clima planetário: desequilíbrio do efeito estufa em decorrência do aquecimento global; o envenenamento, de todos os ecossistemas, poluição e a destruição gradativa das florestas etc.
As alterações climáticas são fenômenos provocados por causas naturais (dinâmica da terra) e antrópicas (ação predatória do homem), mas, com certeza, a natureza tem uma imensa capacidade de contra atacar e se curar - as 5 ultimas extinções em massa, são uma prova e, tudo em dica, que a 6º está em curso.
Os seres humanos estão cometendo um "suicídio ambiental" matando seu hospedeiro. Gaia vai se adaptar e superar, não tenho dúvida, porém, o perigo, para Raça Humana, é que o processo de cura de ataques virais tem como estratégia o combate ao vírus até que ele seja exterminado do organismo infectado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário