Minha lista de blogs

12 de janeiro de 2011

OS RADIOAMADORES, HISTORICAMENTE, SEMPRE APOIARAM AS AÇÕES DE EMERGÊNCIA.


Todos os verdadeiros aficionados pelo radioamadorismo têm consciência da importância desta atividade para o relacionamento interpessoal e no apoio aos casos de emergência social. O radioamadorismo é uma rede social que antecede a internet, pois permitia e ainda permite, a telecomunicação entre indivíduos dos quatro cantos do mundo, embora não tenham a mesma capacidade de interação que a rede mundial de computadores (INTERNET), pela existência de algumas restrições técnicas e operacionais no equipamento de rádio - é bem mais complicado que o PC, pois o rádio exige um maior conhecimento técnico do usuário (rádio operador).
A evolução tecnológica que iniciou-se no século passado, principalmente, durante a 2ª GM e no decorrer da "Guerra Fria", promoveu um maior acesso do radioamador a tecnologias criadas , principalmente, para militares e espiões. As empresas de Telecomunicações que desenvolviam projetos, por exemplo, para o PENTAGONO e a NASA nos EUA passaram a disponibilizar, para o usuário civil, versões menos robustas mas de eficiência operacional semelhante, equipamentos de comunicações diversificados (HF, VHF, UHF, Satélite, TV, Dados, etc...), com muitos recursos, de Tx e Rx, que forneceram mais qualidade e eficiência aos CQ (Chamada Geral) .
Estes equipamentos passaram a ter destinação para o lazer, industria e Segurança Pública. No caso do radioamadorismo esta evolução tecnológica permitiu que os operadores, além das atividades interpessoais, executassem atividades de apoio voluntário mais interativo, com as instituições públicas e civis (polícia, bombeiros, defesa civil, etc.) em situações de emergência social.
No Brasil em 24 de outubro de 2004 foi criada a Rede Nacional de Emergência de Radioamadores - RENER. O ministério da Integração Nacional - MI através da Portaria Ministerial MI-302, de 24 de outubro de 2001, publicada no Diário Oficial da União n º 201, Seção I, de 26 de outubro de 2001, criou a RENER com o objetivo de suprir os meios de comunicações usuais, quando os mesmos não puderem ser acionados, em razão de desastre, situação de emergência ou estado de calamidade pública. A Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão – LABRE é a responsável pela coordenação da atuação dos radioamadores durante as atividades, operação conjunta, com a Defesa Civil.
Os Radioamadores brasileiros têm demonstrado bem o papel que desempenham na sociedade e as suas potencialidades para a participação quando se torne necessário o seu apoio operacional, em vários momentos de emergência e cidadania.

Renato Cesar

Nenhum comentário:

O Aquecimento Global é uma realidade incontestável.

O Aquecimento Global é uma realidade incontestável, mas será que o homem é realmente o único culpado ou apenas parte do problema?

O planeta Terra é dinâmico e desde sua inclusão, no time do sistema solar, este elipsoide, originário do acúmulo de gases do universo, está em processo de transformação. Evolução constante que ocorre graças à ação direta de energias que atuam sobre sua estrutura (externa e interna), conhecidas como: Dinâmica Externa (gravidade, sol, água e os ventos) e Dinâmica Interna que vem do interior da terra (vulcões, terremotos, tectonismo de placas etc.). As dinâmicas são forças que agitam o planeta atuando sozinhas ou somando suas energias. Estas intervenções naturais ocorreram no passado, ocorrem no presente e vão permanecer ocorrendo no futuro deste planeta, que nos atura, mas paciência tem limite!

O somatório de energias transformadoras, possibilitaram o nascimento de um belo ecossistema azul que orbita o Sol a, aproximadamente, 4,5 bilhões de anos a quem chamamos de Terra. A energia transformadora, que a bilhões de anos vem moldando o planeta, é chamada de: "NATUREZA" pelos cientistas, "FORÇA DIVINA" pelos mais religiosos ou "GAIA" pelos poetas.

Gaia é um organismo vivo e resiliente, pois, mesmo sendo bombardeada por raios cósmicos e meteoros, supera e prospera, no entanto, o seu maior inimigo é interno, protegido pela acolhedora biosfera do planeta Terra. Todos os seres vivos podem ser acometidos de doenças virais, parasitas que atuam no organismo hospedeiro, agindo com maior ou menor potencial ofensivo. Quanto a Gaia o vírus que a maltrata é a “Raça Humana”, justamente aquele que, em tese, deveria garantir a “saúde” do Planeta Terra.

O impiedoso vírus homem (caçador, agricultor, industrial, consumidor voraz de energia, produtor de lixo...) o inimigo do próprio homem, com o seu desenvolvimento predatório que ataca violentamente o Ecossistema Terrestre em todos os seus biomas, vem com o passar dos séculos provocando um perigoso desequilíbrio na dinâmica do planeta, em um processo de destruição, em nome do "progresso" (técnico e econômico) que se intensificou a partir da Revolução Industrial. Os sintomas do ataque viral provocado pelo homem, são intensamente observados na intensificação das alterações no clima planetário: desequilíbrio do efeito estufa em decorrência do aquecimento global; o envenenamento, de todos os ecossistemas, poluição e a destruição gradativa das florestas etc.

As alterações climáticas são fenômenos provocados por causas naturais (dinâmica da terra) e antrópicas (ação predatória do homem), mas, com certeza, a natureza tem uma imensa capacidade de contra atacar e se curar - as 5 ultimas extinções em massa, são uma prova e, tudo em dica, que a 6º está em curso.

Os seres humanos estão cometendo um "suicídio ambiental" matando seu hospedeiro. Gaia vai se adaptar e superar, não tenho dúvida, porém, o perigo, para Raça Humana, é que o processo de cura de ataques virais tem como estratégia o combate ao vírus até que ele seja exterminado do organismo infectado.

Renato Cesar


Arquivo do blog