Minha lista de blogs

15 de janeiro de 2011

Morro do Bumba permanece esquecido: famílias voltam a viver em áreas de risco - (fonte: O Globo Publicada em 15/01/2011 às 00h49m)



RIO - Faltam quatro meses para a tragédia no Morro do Bumba , em Niterói, completar um ano e até agora a prefeitura do município não deu solução ao caso. Na época, 47 pessoas morreram e mais de 3 mil ficaram desabrigadas por causa da chuva.

Famílias como a de Luiz Antônio Oliveira da Silva, de 42 anos, que está desempregado, voltaram a viver na área de risco, por falta de moradia. As contenções de encostas, prometidas pela prefeitura, ainda não foram feitas, como diz o morador Rogério Guimarães, de 47 anos.

- Não fizeram nada. A Defesa Civil nunca mais voltou aqui e muita gente ainda espera por um laudo.

Segundo a prefeitura, a única intervenção na região foi a contenção na área onde ficava a lixeira, feita pelo estado.

Presidente da Associação de Vítimas do Bumba, Francisco Carlos Ferreira de Souza diz que cerca de 800 famílias ainda esperam receber o aluguel social e que apenas 93 famílias ganharam casas do programa Minha Casa, Minha Vida.

A dona de casa Stella Gonçalves Correia, de 64 anos, perdeu a casa no ano passado e, mesmo assim, voltou para o Bumba.

- Estou aqui com a minha filha porque não tenho outro lugar. A casa está ameaçando cair, mas vou jogando cimento nas rachaduras.

( Família reforma casa que ficou de pé para ser única moradora do Bumba )

Morando no topo de onde ocorreu o deslizamento com o marido e três filhos, a dona de casa Ana Paula Peçanha, de 32 anos, vive em alerta.

- A gente fica com medo. Sempre que começa a chover pego meus filhos e vou para o abrigo - lamenta.

Na última quinta-feira, a 10ª Vara Cível de Niterói concedeu liminar que obriga a prefeitura a apresentar, em dez dias, um diagnóstico das áreas de risco e as ações de prevenção que serão adotadas na cidade neste verão. No entanto, a prefeitura informa que ainda não foi notificada, e que só vai se pronunciar quando receber a citação.

Em Angra, no Sul Fluminense, onde no réveillon de 2010 a chuva deixou 53 pessoas mortas e 1.230 famílias desabrigadas, a situação é mais controlada. Segundo a prefeitura, até o fim do mês 140 famílias receberão apartamentos que estão sendo construídos no bairro Areal. As famílias vão continuar ganhando auxílio moradia, até que todas recebam novas casas.

Segundo Agnaldo Marques, presidente da Associação de Moradores do Morro da Carioca, uma das regiões atingidas em Angra, atualmente não existem famílias morando em abrigos e a Defesa Civil tem visitado a área com frequência para evitar outra tragédia.

- Aqui ainda só não foi feito o muro de contenção, porque alguns moradores colocaram a prefeitura na Justiça, e isso impediu que eles realizassem qualquer intervenção na área - acrescenta.

Nenhum comentário:

O Aquecimento Global é uma realidade incontestável.

O Aquecimento Global é uma realidade incontestável, mas será que o homem é realmente o único culpado ou apenas parte do problema?

O planeta Terra é dinâmico e desde sua inclusão, no time do sistema solar, este elipsoide, originário do acúmulo de gases do universo, está em processo de transformação. Evolução constante que ocorre graças à ação direta de energias que atuam sobre sua estrutura (externa e interna), conhecidas como: Dinâmica Externa (gravidade, sol, água e os ventos) e Dinâmica Interna que vem do interior da terra (vulcões, terremotos, tectonismo de placas etc.). As dinâmicas são forças que agitam o planeta atuando sozinhas ou somando suas energias. Estas intervenções naturais ocorreram no passado, ocorrem no presente e vão permanecer ocorrendo no futuro deste planeta, que nos atura, mas paciência tem limite!

O somatório de energias transformadoras, possibilitaram o nascimento de um belo ecossistema azul que orbita o Sol a, aproximadamente, 4,5 bilhões de anos a quem chamamos de Terra. A energia transformadora, que a bilhões de anos vem moldando o planeta, é chamada de: "NATUREZA" pelos cientistas, "FORÇA DIVINA" pelos mais religiosos ou "GAIA" pelos poetas.

Gaia é um organismo vivo e resiliente, pois, mesmo sendo bombardeada por raios cósmicos e meteoros, supera e prospera, no entanto, o seu maior inimigo é interno, protegido pela acolhedora biosfera do planeta Terra. Todos os seres vivos podem ser acometidos de doenças virais, parasitas que atuam no organismo hospedeiro, agindo com maior ou menor potencial ofensivo. Quanto a Gaia o vírus que a maltrata é a “Raça Humana”, justamente aquele que, em tese, deveria garantir a “saúde” do Planeta Terra.

O impiedoso vírus homem (caçador, agricultor, industrial, consumidor voraz de energia, produtor de lixo...) o inimigo do próprio homem, com o seu desenvolvimento predatório que ataca violentamente o Ecossistema Terrestre em todos os seus biomas, vem com o passar dos séculos provocando um perigoso desequilíbrio na dinâmica do planeta, em um processo de destruição, em nome do "progresso" (técnico e econômico) que se intensificou a partir da Revolução Industrial. Os sintomas do ataque viral provocado pelo homem, são intensamente observados na intensificação das alterações no clima planetário: desequilíbrio do efeito estufa em decorrência do aquecimento global; o envenenamento, de todos os ecossistemas, poluição e a destruição gradativa das florestas etc.

As alterações climáticas são fenômenos provocados por causas naturais (dinâmica da terra) e antrópicas (ação predatória do homem), mas, com certeza, a natureza tem uma imensa capacidade de contra atacar e se curar - as 5 ultimas extinções em massa, são uma prova e, tudo em dica, que a 6º está em curso.

Os seres humanos estão cometendo um "suicídio ambiental" matando seu hospedeiro. Gaia vai se adaptar e superar, não tenho dúvida, porém, o perigo, para Raça Humana, é que o processo de cura de ataques virais tem como estratégia o combate ao vírus até que ele seja exterminado do organismo infectado.

Renato Cesar


Arquivo do blog