Minha lista de blogs

23 de setembro de 2008

AS ESTAÇÕES RÁDIO BASE (ERB) TETRA SÃO ANTIECOLÓGICAS?

Com o advento dos jogos pan-americanos a cidade do Rio de Janeiro passou a utilizar uma nova tecnologia de radiocomunicação pelos órgãos de segurança. Foi um grande passo para a modernização da rede de Comunicação Crítica, contudo, a troca de tecnologia pode se transformar, num futuro próximo, em sério problema ambiental.
A infra-estrutura necessária para cobertura rádio de uma região com, por exemplo, a topografia do Rio de Janeiro necessita de um grande número de Estações Rádio Base (ERB), e esta característica geográfica, representa emprego de um maior número de torres metálicas ou postes, antenas, consumo de energia, sistemas de refrigeração e a ocupação de topos de morro (locais de proteção permanente, conforme a Lei da Mata Atlântica).
O equipamento de tecnologia TETRA, que é um protocolo de renomada qualidade técnica, talvez por haver sido projetado para operar no clima europeu, produz muito calor para gerar a necessária potência de RF (rádio freqüência) em seus transmissores o que aumenta a necessidade de sistemas mais potentes de refrigeração no local de instalação.
As telecomunicações são recursos tecnológicos de grande importância para a sociedade moderna, não é mais possível viver sem elas no nosso dia a dia, porém devemos ficar atentos ao tipo de tecnologia que utilizamos, pois estamos sacrificando a qualidade do meio ambiente para obter o conforto de transmitir ou receber mensagens através de sinais de rádio.
Se existem tecnologias que possibilitam a cobertura rádio de uma determinada região com menos infra-estruturas de torres e menor consumo de energia; (transmissores, iluminação, refrigeração, etc.), então estas tecnologias é que deveriam ser implementadas em nosso país. Os "tecnotraficantes" forçam a entrada nos países de terceiro mundo do seu lixo tecnológico - tecnologias inadequadas que trazem mais problemas que solução - mas, a história da tecnologia, prova que nem sempre o que é bom para a Europa e/ou EUA é adequado para uma região geográfica com o clima e o relevo como, por exemplo, do Rio de Janeiro.
O problema dos países em desenvolvimento não é incompetência, na verdade o maior motivador da escolha errada de determinadas tecnologias, infelizmente, em algumas "negociatas" é a corrupção que sempre cerca transações que movimentam grandes somas de dinheiro,ainda mais quando é dinheiro publico.Para algumas empresas estrangeiras, o que importa, neste tipo de transação, é o lucro e a cartelização dos mercados do terceiro mundo. Quando realizam suas vendas não querem saber se os seus equipamentos são inadequados e/ou potencialmente poluidores, o que importa é o lucro! E pior, os alienígenas da Europa e dos EUA, que vendem sua bugigangas, nos países do terceiro mundo, e os corruptos, que facilitam a compra, sabem que estão colocando sobre a cabeça da população destas nações, como o Brasil, várias bombas relógio ambientais. Contudo, para quem vende este problema não é dele não é seu país que vai sofrer os danos ambientais diretos e aqueles que permitem (facilitam de forma criminosa) a aquisição destas tecnologias danosas ao meio ambiente, pouco se importam com os prejuízos causados ao meio ambiente, o que eles querem é sua parte no lucro. Porém, estas negociações criminosas atingem a todos que habitam o Planeta Gaia, corruptos, corruptores, as pessoas inocentes e o Meio Ambiente, ou seja, todos perdem com esta verdadeira roleta russa ecológica.

Nenhum comentário:

O Aquecimento Global é uma realidade incontestável.

O Aquecimento Global é uma realidade incontestável, mas será que o homem é realmente o único culpado ou apenas parte do problema?

O planeta Terra é dinâmico e desde sua inclusão, no time do sistema solar, este elipsoide, originário do acúmulo de gases do universo, está em processo de transformação. Evolução constante que ocorre graças à ação direta de energias que atuam sobre sua estrutura (externa e interna), conhecidas como: Dinâmica Externa (gravidade, sol, água e os ventos) e Dinâmica Interna que vem do interior da terra (vulcões, terremotos, tectonismo de placas etc.). As dinâmicas são forças que agitam o planeta atuando sozinhas ou somando suas energias. Estas intervenções naturais ocorreram no passado, ocorrem no presente e vão permanecer ocorrendo no futuro deste planeta, que nos atura, mas paciência tem limite!

O somatório de energias transformadoras, possibilitaram o nascimento de um belo ecossistema azul que orbita o Sol a, aproximadamente, 4,5 bilhões de anos a quem chamamos de Terra. A energia transformadora, que a bilhões de anos vem moldando o planeta, é chamada de: "NATUREZA" pelos cientistas, "FORÇA DIVINA" pelos mais religiosos ou "GAIA" pelos poetas.

Gaia é um organismo vivo e resiliente, pois, mesmo sendo bombardeada por raios cósmicos e meteoros, supera e prospera, no entanto, o seu maior inimigo é interno, protegido pela acolhedora biosfera do planeta Terra. Todos os seres vivos podem ser acometidos de doenças virais, parasitas que atuam no organismo hospedeiro, agindo com maior ou menor potencial ofensivo. Quanto a Gaia o vírus que a maltrata é a “Raça Humana”, justamente aquele que, em tese, deveria garantir a “saúde” do Planeta Terra.

O impiedoso vírus homem (caçador, agricultor, industrial, consumidor voraz de energia, produtor de lixo...) o inimigo do próprio homem, com o seu desenvolvimento predatório que ataca violentamente o Ecossistema Terrestre em todos os seus biomas, vem com o passar dos séculos provocando um perigoso desequilíbrio na dinâmica do planeta, em um processo de destruição, em nome do "progresso" (técnico e econômico) que se intensificou a partir da Revolução Industrial. Os sintomas do ataque viral provocado pelo homem, são intensamente observados na intensificação das alterações no clima planetário: desequilíbrio do efeito estufa em decorrência do aquecimento global; o envenenamento, de todos os ecossistemas, poluição e a destruição gradativa das florestas etc.

As alterações climáticas são fenômenos provocados por causas naturais (dinâmica da terra) e antrópicas (ação predatória do homem), mas, com certeza, a natureza tem uma imensa capacidade de contra atacar e se curar - as 5 ultimas extinções em massa, são uma prova e, tudo em dica, que a 6º está em curso.

Os seres humanos estão cometendo um "suicídio ambiental" matando seu hospedeiro. Gaia vai se adaptar e superar, não tenho dúvida, porém, o perigo, para Raça Humana, é que o processo de cura de ataques virais tem como estratégia o combate ao vírus até que ele seja exterminado do organismo infectado.

Renato Cesar


Arquivo do blog