
PM É PRESO EM FLAGRANTE POR TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES
(Fonte extra on-line 12 de julho 2008)
““RIO - Quase 200 aves, a maioria de uma espécie em extinção, foram apreendidas na noite da quinta-feira em Mangaratiba, durante uma operação da Polícia Federal (PF). Dois homens que estavam transportando os pássaros foram presos, entre eles um policial militar.
Os presos devem ser indiciados por maus-tratos e receptação de animais silvestres. Se condenados, eles podem pegar até nove anos de cadeia. De acordo com a PF, as aves foram encontradas dentro do porta-malas de um carro. Em cada um dos pequenos compartimentos, havia pelo menos três passarinhos. Alguns não resistiram ao calor e à falta de falta de comida e morreram.
A Polícia Federal chegou até os pássaros depois de receber uma denúncia. Eles prenderam os dois homens em flagrante quando eles transportavam os animais. Um dos presos é o cabo da PM Rogério Werlique de Souza, de 36 anos, do Batalhão de Magé, na Região Metropolitana do Rio. O outro preso é Sérgio Pereira Gualberto, de 43 anos.
A maior parte dos animais recolhidos pelos policiais federais é de uma espécie conhecida como Pichanchão . O passarinho faz parte da lista de 160 aves em extinção, elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente, há cinco anos. Também foram apreendido alguns exemplares de Maritaca.
“Nós temos na delegacia diversos inquéritos investigando esse tipo de prática e todos apontam que os animais têm como destino as feiras livres do Rio de Janeiro, principalmente feira de Caxias, algumas de São Gonçalo e Honório Gurgel - afirmou o delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva””.
Infelizmente ainda existe muita resistência das pessoas em entender que a natureza deve permanecer livre, a Flora e a Fauna em seu estado de liberdade são dádivas divinas que devem ser protegidas. O brasileiro ainda mantém a cultura de encarcerar animais em gaiolas para ter o prazer de ouvi-los cantar, mesmo que seja de tristeza! A Lei de Crimes Ambientais (lei 9605) deveria ser mais exigente e proibir, definitivamente, que qualquer tipo de animal silvestre, mesmo os exóticos, seja trancafiado em gaiolas. Até mesmo, proibir a importação e/ou exportação de animais para serem criados como bichos de “estimação”. A criação de animais deveria ser garantida apenas para a recolocação de espécies em extinção e/ou cujo manejo garanta a subsistência de comunidades carentes. O tráfico de animais silvestres é semelhante ao tráfico de drogas, só existe quem vende porque existe quem compre. Até mesmo o crime segue as regras básicas de mercado, ou seja, se houver demanda haverá oferta de mercadoria. Portanto, seria mais eficiente aplicar sanções severas a quem adquire e/ou facilite a venda de espécimes da Flora e da Fauna, sem a devida autorização do IBAMA. Multas pesadas e penas mais duras para que esta prática, que ainda é muito cultural no Brasil, seja compreendida pela população como CRIME!!!!
Um comentário:
FICO ATÉ ADMIRADO COM A OPINIÃO DO DELEGADO,DÁ PARA VER QUE ELE NÃO SABE NADA DE CRIAÇÃO DE PÁSSAROS,POIS NO BRASIL E PERMITIDO A CRIAÇÃO AMADORISTA E COMERCIAL, NÃO SÓ DE PÁSSAROS COMO DE ANFIBIOS REPTES PLANTAS...ENTÃO SR. DELEGADO PROCURE LER ANTES DE DAR A SUA OPNIÃO,VAI COMBATER A CORRUPÇÃO DE SEUS SUBORDINADOS QUE ACHO QUE O SENHOR NÃO SABE ISSO TAMBÉM É CRIME!!!
Postar um comentário