Minha lista de blogs

23 de junho de 2008

SERÁ QUE A ENERGIA NUCLEAR É LIMPA?

James Lovelock em seu livro “A vingança de Gaia” defende a energia nuclear como a fonte de energia do futuro. Durante muito tempo a energia nuclear foi criticada pelos movimentos ecológicos era o maior pesadelo do movimento "verde". Ela representava a ameaça da destruição em massa, resíduos perigosos que ficariam durante milênios espalhados pela Terra e a derradeira vitória da tecnologia sobre a humanidade.
Hoje, a energia nuclear ganhou adeptos como Patrick Moore, um dos fundadores do Greenpeace, e James Lovelock, o criador da teoria de Gaia (segundo a qual a Terra tem algumascaracterísticas de um organismo vivo). Para Lovelock, a energia nuclear, que fornece 15% da eletricidade de todo o mundo, é a única saída para o aquecimento global. Segundo ele, pode ser que o planeta não precise "expelir" os seres humanos que o danificam se a energia nuclear for adotada em larga escala. Para isto, seus defensores contam com a mudança de preocupações que vem com a mudança de geração: para a juventude de hoje, as alterações climáticas representam o que a guerra nuclear representou para o planeta no auge da Guerra Fria. Portanto, segundo uma boa parcela dos cientistas, entre eles James Lovelock, já esta na hora da desmistificação desta tecnologia que entre todas é a menos agressiva para o planeta. Muito se falou do perigo das usinas nucleares, mas nada se provou de concreto contra elas, mesmo em tchernobil o desastre nuclear mais famoso do mundo, o numero de vitimas não passou de 75 pessoas. Devemos temer a utilização bélica desta energia, mas sua utilização pacífica será a solução mais viável para o nosso planeta. Lovelock defende a tese de que uma represa como a do rio Yang-Tsé, na China representa mais perigo em caso de acidente, para as pessoas que vivem a 160 Km abaixo da barragem do que as pessoas que vivem a mesma distância a favor dos ventos que sopram de tchernobil.

Nenhum comentário:

O Aquecimento Global é uma realidade incontestável.

O Aquecimento Global é uma realidade incontestável, mas será que o homem é realmente o único culpado ou apenas parte do problema?

O planeta Terra é dinâmico e desde sua inclusão, no time do sistema solar, este elipsoide, originário do acúmulo de gases do universo, está em processo de transformação. Evolução constante que ocorre graças à ação direta de energias que atuam sobre sua estrutura (externa e interna), conhecidas como: Dinâmica Externa (gravidade, sol, água e os ventos) e Dinâmica Interna que vem do interior da terra (vulcões, terremotos, tectonismo de placas etc.). As dinâmicas são forças que agitam o planeta atuando sozinhas ou somando suas energias. Estas intervenções naturais ocorreram no passado, ocorrem no presente e vão permanecer ocorrendo no futuro deste planeta, que nos atura, mas paciência tem limite!

O somatório de energias transformadoras, possibilitaram o nascimento de um belo ecossistema azul que orbita o Sol a, aproximadamente, 4,5 bilhões de anos a quem chamamos de Terra. A energia transformadora, que a bilhões de anos vem moldando o planeta, é chamada de: "NATUREZA" pelos cientistas, "FORÇA DIVINA" pelos mais religiosos ou "GAIA" pelos poetas.

Gaia é um organismo vivo e resiliente, pois, mesmo sendo bombardeada por raios cósmicos e meteoros, supera e prospera, no entanto, o seu maior inimigo é interno, protegido pela acolhedora biosfera do planeta Terra. Todos os seres vivos podem ser acometidos de doenças virais, parasitas que atuam no organismo hospedeiro, agindo com maior ou menor potencial ofensivo. Quanto a Gaia o vírus que a maltrata é a “Raça Humana”, justamente aquele que, em tese, deveria garantir a “saúde” do Planeta Terra.

O impiedoso vírus homem (caçador, agricultor, industrial, consumidor voraz de energia, produtor de lixo...) o inimigo do próprio homem, com o seu desenvolvimento predatório que ataca violentamente o Ecossistema Terrestre em todos os seus biomas, vem com o passar dos séculos provocando um perigoso desequilíbrio na dinâmica do planeta, em um processo de destruição, em nome do "progresso" (técnico e econômico) que se intensificou a partir da Revolução Industrial. Os sintomas do ataque viral provocado pelo homem, são intensamente observados na intensificação das alterações no clima planetário: desequilíbrio do efeito estufa em decorrência do aquecimento global; o envenenamento, de todos os ecossistemas, poluição e a destruição gradativa das florestas etc.

As alterações climáticas são fenômenos provocados por causas naturais (dinâmica da terra) e antrópicas (ação predatória do homem), mas, com certeza, a natureza tem uma imensa capacidade de contra atacar e se curar - as 5 ultimas extinções em massa, são uma prova e, tudo em dica, que a 6º está em curso.

Os seres humanos estão cometendo um "suicídio ambiental" matando seu hospedeiro. Gaia vai se adaptar e superar, não tenho dúvida, porém, o perigo, para Raça Humana, é que o processo de cura de ataques virais tem como estratégia o combate ao vírus até que ele seja exterminado do organismo infectado.

Renato Cesar


Arquivo do blog